Design valorizado


Como você valoriza seu trabalho?

Após anos de trabalho e contato com designers, especialmente de produtos e alunos, uma das principais dúvidas e angústias deles é saber como valorizar o design dentro das empresas.

O designer pode ser um profissional que faz somente desenhos bonitinhos ou um profissional estratégico para os negócios da empresa. Este dois conceitos dependem de como o designer ou o departamento de design mostra seus benefícios e valores para a empresa. O designer deve adotar posturar estratégicas em todas as oportunidades, nos emails, nas reuniões, nas apresentações, nos relatórios, nas conversas diárias e nos briefings de design entre outras situações.


Então, como valorizar seu trabalho de design de produto?

Todas as empresas são compostas por setores e estes são administrados por pessoas e estas tem seus objetivos, metas, afinidades e rotinas de trabalho. Como o design do produto circula por todas as áreas da empresa, o designer deve identificar as necessidades e desejos de cada área. Abaixo escrevo algumas áreas e qual tipo de informação o designer pode apresentar e argumentar na defesa do projeto. Desta forma, o designer passa a ser reconhecido como parte fundamental no negócio e deixa de ser visualizado somente como a pessoa que faz um desenho bonitinho e que traz problemas a todos na empresa. Listo algumas dicas de como valorizar seu trabalho para alguns setores das empresas. Não busquei este texto em nenhum livro, então fique a vontade para opinar e contribuir.


Comercial

O departamento comercial quer produtos com melhor preço de venda, menos quantidade de informações técnicas, fácil de montar, fácil de entender pelos consumidores, bonito, em resumo fácil de vender. Mostre a eles que seu projeto atende a todas as características indicas pelo comercial no momento do desenvolvimento do produto.


Faturamento da empresa

Em toda empresa o que realmente interessa é o faturamento com rentabilidade. Assim preste muita atenção nos números de vendas e na previsão de vendas. Encontre os dados e analise se o produto criado alcançou as metas de vendas para ele? Sim, não, porque? Quais foram os números? Lembre do poder dos números. Caso um produto venda em média 1 unidade por mês e passou a vender 2 unidades mensais, o sucesso do design foi de 100%. O número 100 é maior do que 1 e causa mais impacto nas pessoas. Aprenda a fazer os valores percentuais e demonstrar com gráficos e números todos os resultados dos projetos. ( tudo isso caso tenha acesso a informações de vendas da empresa)


Marketing

Os profissionais de Marketing estão em pleno contato com o mercado e possui todas as informações junto com o pessoal do comercial sobre as necessidades e desejos do mercado. Eles devem fornecer informações importantes para os novos produtos e orientar a criação dos designers. Assim mostre seus desenhos, mockups, protótipos e ilustre que atende todas as características solicitadas. Mostre que você entendeu o que eles querem. Isso, claro, somente se a empresa contar com departamento de marketing.


Engenharia

Enfoque no produto nas características de materiais, funcionalidade, processos de fabricação. Mostre a eles que o produto funciona, é passível de fabricação e os materiais estão adequados. Trabalhe sempre em conjunto com a Engenharia de produto e processos. Somente o trabalho em equipe vai gerar os resultados esperados pela empresa e o cliente final.


Suprimentos

Trabalhe em conjunto com o setor de suprimentos a fim de conseguir materiais de fácil aquisição, fornecedores confiáveis e em número maior que um, assim os coordenadores de suprimentos podem negociar com os fornecedores. De armas a eles! Dica: envolva o departamento de suprimentos desde o início do projeto do novo produto. Principalmente no mundo das pequenas e médias empresas, o designer já deve saber os preços iniciais de insumos e processos com fornecedores para que os projetos não sigam para frente e sejam surpreendidos com preços fora do briefing.


Gerencia industrial

A fábrica e seus processos transformam os materiais e dão vida aos produtos. Procure entender as necessidades da fábrica e veja que tudo vai dar certo. Enfoque nos processos de fabricação, nos materiais utilizados, nas tecnologias, nos recursos humanos e prazos de fabricação. Debata o projeto desde o início com os supervisores, coordenadores, gerentes e todas as pessoas envolvidas na coordenação da fabricação do novo produto.


Diretores / Sócios

A direção da empresa visa alavancar os negócios e para isso precisam ter vendas de forma saudável. Assim, demonstre a eles os benefícios que o produto pode contribuir para as vendas.

Com estas análises podemos apresentar a empresa os valores do projeto. Antes disso, cada designer deve conhecer o seu valor para o mundo dos negócios. Mas este é outro texto.

LOGO%20CN%202020%20png_edited.png

Designer de produtos. Formado pela Universidade Federal do Paraná em 2001. Especialização em Design de Móveis em 2004. Atua no design de móveis, comunicação e gestão do design em diversas empresas como consultor e Assessor de projetos de design.

whatsapp.png